4 de dezembro de 2011

V

   Estávamos no inicio do verão e as aulas tinham acabado, tinham passado 3 dias do fim de semana, ou seja, é  quarta feira e o Ricardo ainda não me disse nada. Perguntava-me a mim própria «O que será que se passa?», peguei no meu telemóvel e liguei-lhe:

Joana: 'Tou Ricardo?
Ricardo: «Diz.» - Fala de um modo rude.
Joana: Podes vir cá a casa? Acho que precisamos de conversar.
Ricardo: «Agora não posso. Olha Joana tenho uma chamada em espera...» - ele estava literalmente a despachar-me.
Joana: Ok Ricardo, tu é que sabes, adeus. - ele percebeu que eu tinha percebido que na realidade não existia nenhuma chamada em espera.

Depois daquela chamada que foi uma desgraça pensei em ir dar uma volta, comprar alguma roupa ou assim. quando o telemóvel toca, com um toque ranhoso, acho que vou ter de mudar aquilo.
Pensei logo : «é o Ricardo». Que engraçado, fui ver o nome e era o Tiago. O Tiago? Ok, não estava à espera. O Tiago, ou o T como lhe costumam chamar é um colega de turma. Costumava sentar-me ao seu lado nalgumas aulas e por vezes falavamos e assim.

T: «Olá Joana.» - diz com uma voz que parece meio envergonhada.
Joana: Oi. Está tudo bem?
T: «Olha que achas de irmos dar uma volta a Sara está comigo e o André também.»
Joana: Sim claro. E estão a pensar ir onde?
T: «Ao parque ai perto de tua casa, tem lá um skate park, agora o André tá com a mania dos skates.»
Joana: Olha acho uma boa ideia. Estou lá dentro de 3 minutos, xau beijinhos.
T: «Beijinhos e até já.»

Peguei nas minhas coisas e fui até ao skate park.

Joana: Olá a todos. ( Cumprimentei o T, o André e a Sarinha).
Sara: Joaninha, já não te via á alguns dias.
Joana: Tenho estado em casa a comer chocolates enquanto vejo filmes secantes.
Sara: Oh gosh, tens falado com o Diogo?
Joana: Não, e tão cedo não quero falar.
Sara: Parece que o Carlos  apanhou-o todo bêbedo no sábado à noite perto de casa.

O Carlos era o melhor amigo do Diogo, e eu já calculava que algo assim iria acontecer. Ele não se iria conformar com a nossa separação, mesmo que eu tenha dado um tempo e não ter definitivamente acabado tudo. Mas também não vou fazer absolutamente nada, agora a melhor coisa que devo fazer é ficar longe dele durante longas semanas.

Joana: Já calculava que isso ia acontecer.
Sara: Parece que foi grave.
Joana: 'Tá bem Sara. Eu sinceramente não estou muito preocupada. Ele que faça o que entender não vai de certeza alguma mudar a minha decisão.
Sara: Tu é que sabes. E o Ricardo?
Joana: Ai Sara, hoje só que fazes perguntas tristes.
Sara: Desculpa lá. Já vi que hoje não é um bom dia para falar contigo.
Joana: O Ricardo está armado em parvo comigo. Será que foi porque não lhe disse mais nada depois do nosso beijo?
Sara: Provavelmente...
T: O que é que vocês estão a falar?
Sara: Do tempo... Está calor não achas?
T: Um bocado até. - Ri-se.


O André dirige-se a mim e diz:

André: Estás gira, hoje.
Joana: Obrigada, também não estás nada mal. - faço-lhe um sorriso desajeitado.
André: Pá pessoal, não me está a apetecer passar o verão todo em Almada. Porque não alugamos uma casa no litoral e ficamos lá Junho, Julho e Agosto?
T: Olha tenho um tio na Zambujeira do Mar que tem uma casa para alugar, com sorte faz-nos a um preço baixo.
Joana: Que fixe, óptima ideia mesmo.
Sara: Brutaaaaaaal.
Joana: Sara, queria que o Ricardo fosse. - sussurro-lhe ao ouvido.
Sara: Convida-lhe.
T: Quem?
André: Por mim pode ir o pessoal que vocês entenderem.
Sara: A Joana queria levar uma pessoa. - No momento que a Sara diz aquilo eu dou-lhe uma cotovelada.
T: Podes levar quem tu quiseres, mas não muita gente Joana, se não fica uma balburdia. Já somos 4 se formos 6 já é mais complicado para alugar casa e assim.
Joana: 'Tá descansado T. Penso que a pessoa que queria convidar não quer ir.
Sara: Bem, eu tenho de ir para casa já se faz tarde.
T: Eu levo-te a casa.
Joana: Eu também vou.
André: Eu vou ficar, tenho que treinar para o campeonato de Setembro. Tchau pessoal.

No caminho para casa, estava a pensar no Ricardo, para variar, e se havia de lhe convidar para vir connosco para a Zambujeira, mas depois do telefonema de hoje pensava que não seria boa ideia. Bem, pode ser que as coisas mudem. Agora vou jantar qualquer coisa e deitar-me.
Continua.